Protagonismo feminino na tecnologia em pauta na Fábrica do Futuro

Protagonismo feminino na tecnologia em pauta na Fábrica do Futuro

O Tech Art Festival traz mulheres que trilham caminhos na tecnologia: Evelyn Mendes, mulher trans programadora; Cynthia Zanoni, engenheira de software na Microsoft e Juli Finkler, VJ, contarão suas experiências no dia 23 de março

Três gaúchas que atuam profissionalmente em um mundo ainda dominado por homens, a tecnologia. Com a proposta de debater a revolução digital e seus novos paradigmas sociais, o Tech Art Festival vai receber histórias inspiradoras como a de Evelyn Mendes é mulher trans programadora e vai abordar em sua conversa tudo que envolve TI, mulheres, diversidade, empoderamento feminino, machismo estrutural, masculinidade tóxica e pessoas LGBT; Cynthia Zanoni, engenheira de software na Microsoft, contando sobre a comunidade técnica que criou dedicada ao protagonismo feminino na tecnologia e Juli Finkler, designer multimída e VJ,com uma abordagem sobre tecnologias emergentes, conexão com a arte e consumo de arte interativa. O festival será no dia 23 de março, das 11h às 21h, na Fábrica do Futuro, coração do 4ᵒ distrito de Porto Alegre, e celebra a inauguração do espaço. 

Evelyn conta que primeiro é preciso retirar as amarras das mulheres, muitas vezes colocadas pela própria criação e mais tarde por péssimas experiências dentro da própria TI. “Reforço muito com elas que é lugar de mulher sim, até mesmo porque elas estão em sua maioria muito mais capacitadas que os homens, pois de regra eles não precisam se esforçar e se valer para conseguir e manter o emprego, algo que elas fazem o tempo todo”, destaca.

Cynthia fundou a WoMakersCode, uma comunidade técnica dedicada ao protagonismo feminino na tecnologia e vai falar de empresas que estão criando e implementando políticas para promover a diversidade e inclusão. Em 2016, ela foi reconhecida pela Fundação Mozilla como uma das mulheres técnicas mais influentes da América Latina.

Recém chegada de uma viagem de conhecimento e pesquisa de mercado, Juli vai contar o que viu e ouviu na Holanda, Alemanha, Dinamarca e Bélgica. “O design alemão e escandinavo sempre me chamaram a atenção por ser geométrico, cru e clean, dando destaque a informação. Quanto, a inovação, destaco a iluminação cinética envolvendo a arquitetura como um todo”, conta.

Constam ainda no time de palestrantes do Tech Art Festival: Luisa Martini, Co-founder da FLAGCX – The Creative Disruption Network; Anna Yendo, Sócia-fundadora da Arborea Biotech; Marina Bortolluzi, Co-founder do Instagrafite, a maior galeria virtual de arte de rua do mundo, entre outras.

FOTOS MULHERES
https://www.dropbox.com/sh/vmabq43ziofi2nu/AABCgn3wlmnJ6xfJ775uAWKxa?dl=0

Sobre o 1º Tech Art Festival
Projeto que vai comemorar a inauguração de um dos maiores e mais importantes hubs de empreendedorismo e inovação do Brasil: a Fábrica do Futuro.  O Festival acontecerá no dia 23 de março e será um dia dedicado à arte, cultura e tecnologia, com conteúdos e experiências, que mostrarão um pouco do que será o novo ecossistema que vai consolidar Porto Alegre no mapa da Inovação mundial. Veja programação em: http://www.techartfestival.com.br

O 1º Tech Art Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Fábrica do Futuro POA, com o patrocínio master de Heineken, patrocínio de Lojas Lebes, apoio da Audio Porto e o media partner da Band RS. A produção e curadoria de conteúdo é do Black Sheep Project e a plataforma digital é do Sympla

Sobre a Fábrica do Futuro
Ecossistema de inovação que será composto por diversas startups e scale-ups, além de espaços culturais, gastronômicos e iniciativas voltadas à educação, transformando o cenário da cidade de Porto Alegre. Sediada na antiga fábrica de enfeites Natalinos Wanda Hauck, fundada em 1942, a instalação se transformou e hoje é um espaço de 4000m², que contará com espaço de co-working de 100 posições; salas privativas; auditório; salas de aula; food corner, espaço digital, zona criativa, kids space e espaço Zen. O coração da Fábrica do Futuro é a Audio Porto, eleito melhor estúdio de Gravação e Mixagem do Brasil, no Prêmio Profissionais da Música 2018. São 900 m2 e quatro estúdios com equipamento de alto padrão. Por lá já passarão artistas como Anitta, Vitor Ramil (Grammy Nominee), Zeca Baleiro, Clean Bandit, Chico César e outros.
FOTOS 
https://www.dropbox.com/sh/atmvct8z58n239p/AACxDvVNlK5C-cfR2nUfGHKBa?dl=0

SERVIÇO
O QUE: 1º Tech Art Festival
QUANDO: 23 de março – sábado
ONDE: R. Câncio Gomes, 609 – Floresta, Porto Alegre
HORÁRIO: 11h às 21h
INSCRIÇÕES GRATUITAS EM: http://www.techartfestival.com.br/

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086 reverso@reversocomunicacao.com.br
51 – 3398-7958
Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)
www.reversocomunicacao.com.br

 

Inscrever

Se inscreva agora na nossa news