Obras de arte oferecem experiências imersivas de meditação e som com apoio da Realidade Virtual

 

Quem participar do 1º Tech Art Festival vai saber como artistas estão usando a tecnologia da Realidade Virtual para produzir experiências sensoriais de maneira não invasiva. Duas instalações serão apresentadas ao público: o Dharma VR, que convida a pessoa a uma meditação auxiliada pela realidade virtual; e o LS4D, que imerge a pessoa em uma experiência sinestésica, marcada pela interação direta entre imagem e som. O festival será no dia 23 de março, das 11h às 21h, na Fábrica do Futuro, coração do 4ᵒ distrito de Porto Alegre, e celebra a inauguração do espaço.

As obras são da Aerolito, um laboratório de exploração de cenários futuros que ajuda indivíduos e empresas a se conectarem com novas tecnologias. “Temos um braço de experimentações tecnológicas focado em explorar potenciais usos para as realidades estendidas, isto é, realidade virtual, aumentada e mista. Já produzimos experimentos relacionados à educação, saúde, entretenimento e arte com a intenção de demonstrar futuros possíveis nos quais essas tecnologias nos impactam positivamente”, explica Guilherme Novak, artista e um dos autores das obras.

Sobre a obra LS4D – Uma experiência lisérgica em realidade virtual, pensada para explorar o potencial de imersão dessa tecnologia. Inspirada em experiências enteógenas, o LS4D imerge a pessoa em uma experiência sinestésica, marcada pela interação direta entre imagem e som, buscando produzir uma experiência significativa de maneira não invasiva.  A pessoa entra na instalação, cercada por estímulos sensoriais externos, coloca o óculos de realidade virtual e começa a interagir com a experiência usando as próprias mãos.

Arte: Guilherme Novak
Ideação: Guilherme Novak e Igor Oliveira
Produção: Aerolito

Sobre a obra Dharma VR – Uma jornada multissensorial baseada na vivência do conceito budista de Dharma, que remete à unidade entre a pessoa e seu ambiente. Nessa experiência, estímulos multissensoriais conduzem a pessoa numa meditação auxiliada pela realidade virtual. Os cenários virtuais são construídos de maneira híbrida usando arte tradicional em aquarela e um algoritmo baseado no “Karma” budista, na qual as escolhas feitas são irreversíveis e afetam o final da experiência. Cada jornada é única com base nos caminhos escolhidos durante a meditação.

Arte: Guilherme Novak e Sara Ramos de Ávila

FOTOS
https://www.dropbox.com/sh/xc5i443kfdyy6yg/AAAxATmaTUZ0IuKz4da8ZKN6a?dl=0

Sobre o 1º Tech Art Festival
Projeto que vai comemorar a inauguração de um dos maiores e mais importantes hubs de empreendedorismo e inovação do Brasil: a Fábrica do Futuro.  O Festival acontecerá no dia 23 de março e será um dia dedicado à arte, cultura e tecnologia, com conteúdos e experiências, que mostrarão um pouco do que será o novo ecossistema que vai consolidar Porto Alegre no mapa da Inovação mundial. Veja programação em: http://www.techartfestival.com.br

O 1º Tech Art Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Fábrica do Futuro POA, com o patrocínio master de Heineken, patrocínio de Lojas Lebes, apoio da Audio Porto e o media partner da Band RS. A produção e curadoria de conteúdo é do Black Sheep Project e a plataforma digital é do Sympla

Sobre a Fábrica do Futuro
Ecossistema de inovação que será composto por diversas startups e scale-ups, além de espaços culturais, gastronômicos e iniciativas voltadas à educação, transformando o cenário da cidade de Porto Alegre. Sediada na antiga fábrica de enfeites Natalinos Wanda Hauck, fundada em 1942, a instalação se transformou e hoje é um espaço de 4000m², que contará com espaço de co-working de 100 posições; salas privativas; auditório; salas de aula; food corner, espaço digital, zona criativa, kids space e espaço Zen. O coração da Fábrica do Futuro é a Audio Porto, eleito melhor estúdio de Gravação e Mixagem do Brasil, no Prêmio Profissionais da Música 2018. São 900 m2 e quatro estúdios com equipamento de alto padrão. Por lá já passarão artistas como Anitta, Vitor Ramil (Grammy Nominee), Zeca Baleiro, Clean Bandit, Chico César e outros.

SERVIÇO
O QUE: 1º Tech Art Festival
QUANDO: 23 de março – sábado
ONDE: R. Câncio Gomes, 609 – Floresta, Porto Alegre
HORÁRIO: 11h às 21h
INSCRIÇÕES GRATUITAS EM: http://www.techartfestival.com.br/

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086 reverso@reversocomunicacao.com.br
51 – 3398-7958
Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)
www.reversocomunicacao.com.br

 

 

 

 

Inscrever

Se inscreva agora na nossa news