Afinal, o que faz um Relações Públicas?

Afinal, o que faz um Relações Públicas?

Diferentemente das outras áreas da comunicação, as Relações Públicas sempre foram alvo de questionamentos e duvidas.

Vamos então, as respostas!

O Relações Públicas é o profissional estratégico da comunicação, que trabalha para tornar as relações com os públicos mais harmoniosa

Aliás, relacionamento é a palavra chave dessa profissão! É o relacionamento a base do trabalho do Relações Públicas, que usa toda sua expertise para melhor se relacionar com seus públicos, através das ferramentas mais adequadas para cada situação.

O RP é o profissional que pensa a comunicação de forma integrada, que liga os pontos entre as diversas áreas, traça estratégias e aplica as ferramentas certas para que a empresa ou marca seja reconhecida, lembrada, admirada e assim, tenha uma boa reputação.

É o profissional que faz uma leitura ampla do cenário da comunicação, que conecta os diferentes públicos e estreita a relação entre eles.

O RP gerencia, conecta, agrega, facilita os processos, fazendo a roda da comunicação girar.

Através da boa gestão das ações de comunicação, o profissional de RP gera boa imagem e traz resultados positivos aos seus clientes.

Na prática, o profissional de relações públicas levanta informações, analisa, interpreta e a partir desse conhecimento desenvolve planos estratégicos de comunicação únicos e customizados, para cada tipo de empresa ou marca.

Assim como as pessoas são diferentes entre si, as empresas também tem personalidades próprias, histórias, percursos, experiências e objetivos diferentes e únicos.

Não existe, portanto, uma fórmula de comunicação e relacionamento que possa ser aplicada a todas as empresas. O profissional de relações públicas tem conhecimento específico para desenvolver estratégias personalizadas para cada empresa, o que o torna um gestor competente e especializado da comunicação estratégica de uma organização.

Enquanto os colegas jornalistas noticiam e os publicitários criam, os Relações Públicas são responsáveis por ligar tudo isso a uma boa e planejada estratégia de comunicação, trazendo benefícios a curto, médio e longo prazos para seus clientes.

Por Ana Carolina Wiebbelling

 

Inscrever

Se inscreva agora na nossa news