Arena da Exportação destacou cases da Bia Brazil e Docile

Arena da Exportação destacou cases da Bia Brazil e Docile

O Conselho do Prêmio Exportação RS promoveu na manhã desta quarta-feira, 8 de agosto, a primeira edição da Arena da Exportação, evento exclusivo para associados ADVB/RS, que apresentou cases de empresas vencedoras do 46º Prêmio Exportação RS 2018. Rafael Biedermann Mariante, presidente da ADVB/RS, abriu a Arena destacando a entrega de conteúdo. “A Arena da Exportação é o primeiro de uma série de conteúdos que estamos entregando relacionados aos nossos projetos, para que possamos ir além do reconhecimento de marca trazido pelos prêmios, e proporcionar também conhecimento prático”, afirmou.

Edmilson Milan, Vice-Presidente de Comércio Internacional da ADVB/RS e CEO do Prêmio Exportação RS, destacou a importância de ouvir histórias de quem já trilhou o caminho da exportação. ”Empresas que têm orientação adequada para a exportação certamente terão sucesso em sua trajetória e aqui conhecemos a realidade do mercado, com seus desafios e oportunidades”.

Os convidados da Arena da Exportação integram duas das 55 empresas que receberam o Prêmio Exportação RS 2018. O debate foi mediado por Valdir Bianchesi, Diretor Executivo da Agenda 2020.

Conheça os dois cases:

Bia Brasil – A empresa Bia Brasil (www.biabrazil.com.br) é pioneira no país em exportação para pequenas empresas. Sua história se confunde com a criação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX, já que em 1994, Beatriz Willhelm Dockhorn, fundadora e diretora, ousou ao criar um e-commerce e fazer sua primeira venda de roupas de activewear. Foi a primeira pequena empresa do país a exportar. Atualmente, a empresa está em 62 países, possui sete lojas próprias fora do Brasil; além de lojas licenciadas e está implantando o modelo de franquias. “Para sair do país tem que ter um diferencial”, alertou Bia. Hoje 90% da produção é para exportação. Para ela, poder contar essa história é uma forma de encurtar caminhos para quem busca levar seu negócio além das fronteiras.

Docile Alimentos – Uma empresa com tradição familiar de mais de 80 anos no ramo de doces, a Docile Alimentos (www.docile.com.br), de Lageado, exporta para mais de 60 países. Fundada há 27 anos pela segunda geração da família, iniciou no segmento de refrescos em pó e atualmente tem mais de 200 produtos. Alexandre José Heineck, diretor comercial, contou que a exportação começou em 1999, para a Venezuela, e hoje 20% da produção vai pra fora do país. Uma das estratégias da empresa é estar presente nas mais importantes feiras do segmento do mundo. “Desde o início vamos para feiras em países como Alemanha, Arábia Saudita  e Estados Unidos, pois é onde temos contato com o mercado local e aprendemos a nos adaptar a ele”, disse.

Conselho Prêmio Exportação

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das 17 instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São as seguintes entidades: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Federasul, Fecomércio-RS, FIERGS, Movimento Brasil Competitivo, Porto do Rio Grande, PwC Brasil, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS e UFRGS.

FOTOS
https://www.dropbox.com/sh/85knt3mbbv0d31u/AADCR46reDT3W0mc4Bph0OCFa?dl=0

Siga nas redes:  www.advb.com.br  / www.facebook.com/advbrs / www.linkedin.com/company/advb-rs

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086 reverso@reversocomunicacao.com.br
51 – 3398-7958
Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)
www.reversocomunicacao.com.br

 

Inscrever

Se inscreva agora na nossa news