FIC18 vai explorar os limites da Inteligência Artificial na sociedade, criatividade e negócios

FIC18 vai explorar os limites da Inteligência Artificial na sociedade, criatividade e negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando a vida das pessoas e como ela vai funcionar na sociedade, seus impactos éticos, morais e legais? Ela vai tirar empregos ou trará novas oportunidades? Esses são apenas alguns dos questionamentos que serão trazidos pela 14ᵃ edição do FIC – Festival de Interatividade e Comunicação, lançado oficialmente na noite de 31 de julho, em Porto Alegre, pela Abradi-RS e Grupo Austral. O lançamento reuniu os curadores, entidades, mercado, empresas e imprensa para adiantar o que vai acontecer nos dias 25 e 26 de outubro, no BarraShoppingSul.

A inteligência artificial já faz parte do dia a dia das pessoas, ainda que boa parte delas não tenha notado. O FIC18 propõe que chegou a vez de falar sobre o tema de forma multidimensional: como negócio, oportunidade, ameaça, inovação. Com o mote Exploring the Limits, o festival trará provocações, inspiração e questionamentos sobre a inteligência artificial e suas consequências para a humanidade. Como mercado, suas perspectivas são impressionantes – no Brasil, já soma mais de US$ 180 milhões de gastos neste ano e que 80% das empresas globais já fazem investimentos.

Este ano a curadoria de conteúdo do FIC18 está a cargo de três nomes do mercado: Melissa Lesnovski (Aldeia e Diretora da Abradi-RS), Alessandro Cauduro (Huia e ex-presidente Abradi-RS) e Cesar Paz (empreendedor, ex-presidente da Abradi-RS e idealizador do movimento POA Inquieta). Na elaboração de experiências, o evento conta ainda com o Black Sheep Project, parceiro do Grupo Austral.

Melissa Lesnovski apresentou os três tracks do FIC18: Criatividade, que vai trabalhar sobre como a IA pode acelerar e trazer disrupção para os processos criativos na forma de inputs e novas conexões; Business, com temas como machine learning, blockchain e redes neurais e Sociedade, que vai falar sobre o que a IA muda na vida das pessoas em termos de politica, ética, estética e hibridismo homem-máquina. “A Inteligência Artificial já é o presente. Mas o que ela provoca? Para onde ela nos desloca? Como podemos explorar esses limites?”, questionou. Melissa também adiantou algumas das atrações confirmadas, dentre os mais de 50 conteúdos dos dois dias de evento. O cientista Giordano Cabral, ponte brasileira do projeto europeu Flow Machines, é um dos destaques do track de criatividade, desafiando as fronteiras da inteligência artificial em processos criativos musicais. Além dele, cases de empresas como SAP, Thoughtworks e Kunumi e palestrantes renomados como Vinícius Soares e Fausto Vanin fazem parte do line-up do evento.

Alessandro Cauduro promete trazer a IA de forma descomplicada. “É um assunto que todo mundo ouve falar, mas poucos têm conhecimento de fato, e nosso desafio é trazer esse conhecimento de maneira digerível e interessante, e usar essa informação para pensar nossos negócios”, afirmou. Segundo ele, que estuda IA desde os anos 90, a grande diferença é que agora temos dados e conseguimos processar esses dados. Cauduro acredita que IA é a próxima revolução na tecnologia e destaca que existe uma carência de pessoas de entendam e trabalhem com isso no mundo.

Cesar Paz, curador das últimas edições do FIC, traz seu expertise do mundo digital. Ele apresentou um olhar sobre a evolução do evento. “No primeiro FIC em 2005 tínhamos pouco mais de 200 pessoas na plateia e oito palestrantes. O FIC tem como característica propor sempre um recorte de um tema e olhar para ele com profundidade. Esse é o diferencial do festival. A IA passa por questões éticas, morais e legais. Queremos olhar o que está ao alcance da cada um de nós e como a IA vai se democratizar”, apontou.

O FIC nasceu em 2005 como Fórum de Internet Corporativa e foi o primeiro evento sobre internet no Rio Grande do Sul e um dos primeiros do Brasil. Grandes nomes já passaram pelo evento nesses 14 anos, como Pierre Levy, Mark Shaeffer, Mark Masters, Erik Qualman, Chris Anderson e Brian Solis, entre outros.

O primeiro lote de ingressos para o FIC18 já pode ser adquirido pelo site www.sympla.com.br/fic18

FOTOS LANÇAMENTO

https://www.dropbox.com/sh/5r9w8ef1gelj6mj/AADta-f8720fqHNn2UayE95ka?dl=0
Crédito: reverso comunicação

SERVIÇO
O que: FIC18: AI – EXPLORING THE LIMITS
Quando: 25 e 26 de outubro de 2018
Onde: Centro de Eventos BarraShoppingSul (Av.Diário de Notícias, 300)  – Porto Alegre, RS
Ingressos: R$ 290,00 (primeiro lote)
Compras pelo site: www.sympla.com.br/fic18

Sobre a Abradi-RS (www.abradirs.com.br)

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Regional Rio Grande do Sul – Abradi-RS, com sede em Porto Alegre/RS, representa os interesses das empresas gaúchas desenvolvedoras de serviços digitais. Atua desde 2004 com o objetivo criar uma cultura digital no mercado corporativo do estado. Suas ações visam consolidar o setor; auxiliar as empresas associadas na gestão de seus negócios; estimular a discussão de normas e processos, além de ampliar o debate do mercado digital com outros setores da sociedade. Promotora de importantes eventos do mercado digital do RS como F1 e F5, encontros regulares sobre temas do mercado digital e o Festival de Interatividade e Comunicação – FIC.

Sobre o Grupo Austral (www.facebook.com/grupoaustral)

Desde 2005, o Grupo Austral vem criando fortes vínculos de relacionamento entre consumidores e marcas. Aproveitamento inteligente dos recursos, visão global e criatividade são diferenciais que fazem a empresa referência em Live Marketing e produção de eventos no Sul do Brasil. Algumas empresas que já potencializaram suas marcas e eventos gerando resultados e vendas são: Nordestão Skol; Fruki no Planeta; Life in Color Miami; Bud Mansion Copa do Mundo; NET Vem Pro Sul; Red Carpet Weekend, entre outros.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 – 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
51 – 3398-7958
Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)
www.reversocomunicacao.com.br

 

 

Inscrever

Se inscreva agora na nossa news