Observatório da Comunicação Institucional: um espaço para conhecer, debater e produzir

Criado em 2013, o Observatório da Comunicação Institucional é um dos canais para que os profissionais da área de comunicação possam manter-se atualizados. O portal conta com colaboradores que produzem conteúdos como notas, análises de casos, artigos, clipping e colunas.

A ideia da criação surgiu justamente para estimular as discussões no meio da comunicação, o que estimulou uma sociedade educativa a pensar em algo voltado para o segmento. Hoje, a equipe é multidisciplinar e com o mesmo empenho de uma empresa voltada a resultados. O caso é que, aqui, trata-se de resultados em educação e debates sobre a comunicação em geral.

De acordo com o diretor-presidente e cofundador do Observatório, Manoel Marcondes, o O.C.I. é uma ONG associativa, ou seja: todos podem colaborar. “Não somos uma iniciativa empresarial disfarçada de ONG”, garante. Assim, qualquer pessoa pode se associar e levar projetos, gerenciá-los e trabalhar de forma voluntária nas iniciativas do Observatório, além de participar de reuniões de trabalho e outras atividades. Atualmente, de acordo com Marcondes, há dez pessoas produzindo conteúdo e há necessidade de mais profissionais.

Marcondes explica que as áreas de interesse do O.C.I. se expandem: administração, artes, direito, economia, educação, jornalismo, marketing, propaganda, radialismo, relações públicas e tecnologia da informação. “Acreditávamos no início que os professores apresentariam o portal aos seus estudantes. Hoje, sabemos que é ao contrário”, afirma ele, salientando que o objetivo é ser uma ferramenta auxiliar do ensino-aprendizagem.

Os temas de maior demanda do site são relacionados principalmente à governança. “Consideramos que a comunicação, hoje, com internet e redes sociais, deve estar no patamar mais alto da gestão”, explica, ressaltando as cinco causas do O.C.I. atualmente: transparência ativa, comunicação pública, jornalismo responsável, propaganda com ética e educomunicação para a cidadania.

Entre as atividades de 2018 estão a realização de mais uma pesquisa relacionada à análise do discurso político-eleitoral.  Já no dia 16 de maio ocorreu o lançamento da “Auditoria Funcional da Comunicação para a aferição do Índice de Transparência Ativa 5R INDEX”, durante o 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Empresariais.

Durante os cinco anos de atividade, Marcondes pontua que alguns temas foram mais polêmicos e geraram grande interesse do público no O.C.I.. Entre eles estão a pesquisa sobre o discurso político-eleitoral dos partidos brasileiros em 2014, a pesquisa sobre discursos das coligações para as eleições municipais de 2016 e a auditoria que o Observatório da Comunicação Institucional fez na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Academicamente, o O.C.I. comprova a sua importância com a seção “Melhores Monografias e Projetos Experimentais”, que iniciou em 2016 e possui 23 trabalhos publicados. É importante conhecer o site e buscar colaborar com conteúdos que possam gerar ainda mais debates na área, sendo mais um na equipe que trabalha para mantê-lo ativo.

 

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