Pelotas Parque Tecnológico promove evento voltado às escolas unindo robótica e tecnologia

Pelotas Parque Tecnológico promove evento voltado às escolas unindo robótica e tecnologia

Comemorando os 206 anos da cidade de Pelotas, o Pelotas Parque Tecnológico promove nos dias 04 e 05 de  julho, o ROBOPEL 206, uma mostra abordando temas e conhecimentos de robótica e computação. O evento reunirá alunos da Escola do SESI, Universidade Federal de Pelotas e integrantes de clubes de computação das escolas públicas de Pelotas. A proposta é promover a interação com robôs da LEGO, além de projetos em Arduino, computação desplugada e programação no Scratch. O RP-206 acontecerá em dois turnos em cada dia, das 9h às 11h e das 14h às 16h,  no Pelotas Parque Tecnológico.

Durante os dois dias de atividades os alunos poderão conferir os kits da LEGO Educação, oficinas de computação desplugada, programação de robô com blocos, e scratch para iniciantes. O scratch decorrerá como uma atividade para conhecer e explorar os diferentes biomas existentes ao redor do globo, aplicando assim as ferramentas do projeto Arduino. Haverá ainda uma série de oficinas voltadas para a arte relacionadas a experimentos coreográficos e teatrais, que são trabalhadas nos projetos da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), parceria do RP-206.

Em outra atividade, a CNC a laser, os visitantes poderão solicitar na hora a gravação em materiais sólidos. Já a atividade Kinect utilizará do instrumento para capturar e virtualizar movimentos reais para estimular a prática de atividades físicas através da tecnologia.

Para diretora executiva do Pelotas Parque, Rosani Ribeiro, promover um evento voltado a estudantes é uma das formas de estimular temas como a tecnologia das mais variadas desde cedo nas escolas.

O RP-206 é uma parceria originada durante o ScratchDay Pelotas, que aconteceu em maio, organizado pelo núcleo regional da RBAC e o Centro Tecnológico Educacional. São ainda parceiros do evento a Prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Cetep, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SDETI), a Universidade Federal de Pelotas por meio dos grupos Explorando o Pensamento Computacional (ExpPC), Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) e Dança – Licenciatura, além da Escola do SESI , a startup ELIMU Social e a Coplace Coworking .

SERVIÇO
O que: ROBOPEL 206
Onde: Pelotas Parque Tecnológico (Av. Domingos de Almeida, 1785 – Areal) – Pelotas
Quando: 4 e 5 de julho
Informações: contato@pelotasparquetecnologico.com.br ou 53 3225-7755
Evento voltado para as escolas.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Grazieli Gotardo – 51 99162-0568 – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – 51 99235-8086reverso@reversocomunicacao.com.br
51 – 3398-7958
Reverso Comunicação Integrada (Conrerp/4ª PJ116)
www.reversocomunicacao.com.br

 

 

 

Inscrever

Se inscreva agora na nossa news